A Microsoft anunciou que a partir desta semana, começará a implementar a nova versão de seu sistema de notificação de Validação do Windows, o WGA (Windows Genuine Advantage).

Este reforço no da Microsoft contra a pirataria de seus softwares destina-se exclusivamente ao Windows XP Professional. A idéia é tentar evitar que o usuário consiga burlar ou validar seu Windows XP com uma chave pirata. O Media Center e Tablet estão inclusos nessa, por terem o código do XP Pro.

Foram feitas algumas modificações no sistema de validação, mas mantiveram como base para verificação o Windows Update simples como era antes. Nada de passos adicionais para isso.

À partir de então, ao fazer updates, no próximo logon além das mensagens que apareciam normalmente quando detectava um XP Pirata, será mostrada uma tela preta com um aviso, conforme abaixo:

Então o usuário poderá voltar ao seu wallpaper de costume, mas a cada uma hora, será exibida a mesma mensagem e a tela ficará preta novamente até que seja validado como original.

A mensagem de canto, ficará ali e não poderá nem ser clicada:

Desta vez a Microsoft garante ter colocado mais automação e inteligência suficiente no software para que o mesmo detecte quando estão tentando burlar ou quando estão fazendo updates do Windows XP Professional com chaves inválidas.

Se você não sabe se seu Windows é Original, você pode validar no site de Validação da Microsoft.